Campanha do meio ambiente alerta contra descarte de lixo nas praias

0
63

Depois da folia, o merecido descanso nas areias da orla é tradição para baianos e turistas. Mas este ano, além de reforço nas equipes de salva-vidas e limpeza, a prefeitura de Lauro de Freitas leva o alerta para que cada um assuma sua parte na manutenção do ambiente saudável.

Placas educativas estão sendo instaladas em toda a orla do município, de Buraquinho a Ipitanga, com frases como “Recolha seu lixo e fique com a consciência limpa”, ou “Um pequeno canudo, um grande estrago. Não suje nossas praias”.

“Começamos por Buraquinho, já instalamos em Vilas do Atlântico e vamos chegar também em Ipitanga. A proposta é educativa, conscientizar o frequentador das praias, ambulantes e barraqueiros”, ressalta o secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH), Alexandre Marques.

Frequentadora assídua da orla de Vilas, a aposentada Carmen Sobral lembra um velho ditado. “O ambiente mais limpo não é o que mais se limpa; é o que menos se suja. Essa frase vem sempre à minha memória quando vejo as pessoas saírem da praia e deixarem para trás garrafas, resto de comida, embalagens e outros tipos de lixo. É questão de educação mesmo”.

Além de deixar o ambiente menos agradável, o lixo nas praias tem graves consequências para a vida animal. Segundo estudos, 95% da poluição nas praias do Brasil é plástico. As partículas do plástico, bituca de cigarro, canudos e tampas de garrafa, por exemplo, são confundidos com alimentos e podem ser fatais para os pequenos seres que habitam essas áreas.

SALVA-VIDAS

Divididos em equipes, 30 salva-vidas farão a segurança de banhistas na orla de Lauro de Freitas nesse feriadão de Carnaval. Eles estarão distribuídos em dez pontos fixos de salvamento ao longo da orla de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, prontos para orientar a população.

Superintendente da Segurança Municipal, órgão responsável pelo salvamento aquático, Junior Neves reforça o alerta: “Atenção especial com as crianças, não exceder nas bebidas e ficar muito atento às situações que podem oferecer risco”.

A SSM também vai montar posto móvel na prainha do Jambeiro de sábado a segunda-feira (4), com dois agentes de salvamento. As equipes salva-vidas atuam das 9h às 17h com veículos equipados á disposição para qualquer emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here